Na manhã de ontem (25), teve início o curso de Habilitação para Condução de Embarcações de Pesca, uma iniciativa da Suzano Papel e Celulose em parceria com a Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro e as colônias de pescadores de Mucuri-Ba e Nova Viçosa-Ba.

O curso é voltado aos pescadores da região e tem por objetivo habilitar esses profissionais que, hoje, exercem a atividade sem estarem devidamente documentados. “A regularização dessa atividade é mais uma ação que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional e a geração de valor compartilhado, diretrizes que norteiam a atuação sustentável da empresa”, comentou Mariana Andreatta, coordenadora de Sustentabilidade da Unidade Mucuri. 
O curso contará com sete módulos que abordarão temas voltados para a área de segurança, navegação, pesca (defeso, espécies de peixes, utilização da rede de acordo com o tipo de pesca), combate a incêndio, procedimento de emergência em caso de naufrágio e outros.

Durante o curso os alunos passarão por avaliações para que, finalmente, possam receber a habilitação. Ao todo serão duas turmas formadas, contabilizando 60 pescadores profissionais habilitados.

Serviços na comunidade

Do dia 2 a 5/10 a Delagacia da Capitania de Portos de Porto Seguro montará um posto de atendimento para a regularização de outros serviços. “Com o apoio da Suzano vamos levar uma delegacia itinerante e dar oportunidade para que os pescadores utilizem vários serviços que só podem ser feitos em Porto Seguro”, explicou o Capitão-de-Corveta André Teixeira, Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, em Porto Seguro.

O posto móvel da delegacia irá oferecer atendimento para renovação de documentação das embarcações, inscrição inicial de embarcações, renovação de carteira de inscrição e registro (CIR) e renovação de carteira de amador e emissão de ROL portuário.

Comentários no Facebook