segunda-feira , 24 julho 2017

Manoelzinho Confirma Babado Novo no aniversário de Nova Viçosa neste final de semana

babado-novoO prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, o Manoelzinho do Democratas  confirmou a realização da festa de aniversario de Nova Viçosa, que acontecerá no próximo final de semana.

O prefeito afirmou que será uma grande festa com a participação da banda Babado Novo, Sucesso nos carnavais de Salvador Mari Antunes, vocalista do Babado Novo já esta de malas prontas para desembarcar em Nova Viçosa na festa de aniversario da cidade.

Manoelzinho destacou a importância de comemorar o aniversario de Nova Viçosa. “o turismo é muito importante para o município, nada mais justo que comemorar o aniversario e trazer a região para comemorar esse momento especial para Nova Viçosa”. Afirmou o prefeito.

Nova Viçosa completará 297 anos de historia no dia 23 de Outubro. Durante os 8 anos que esteve a frente do município de Nova Viçosa, Manoelzinho deu uma atenção especial para o turismo, que vem sofrendo desde que saiu da prefeitura no ano de 2004.

Alem Da renomada Banda Babado Novo a festa de aniversario de Nova Viçosa contará com a participação de outras bandas como Love Beat, dentre outras que abrilhantaram essa grande festa.

Nova Viçosa foi “descoberta” em 1720 pelo capitão João Domingos Monteiro atracou às margens do Rio Peruípe, e aqui fundou o nome Vila Viçosa, que mais tarde viria a ser chamada de Nova Viçosa. Depois este pequeno vilarejo foi evoluindo e se tornou distrito da cidade de Caravelas. Em 1733 foi fundada a igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que permanece até hoje com sua estrutura preservada.

Nova Viçosa, localizada no Sul da Bahia é o portão de entrada para o Arquipélago de Abrolhos e para você conhecer uma cidade com atrações turísticas variadas e onde se concentram os melhores hotéis e pousadas. Chegue, absorva o espírito do baiano, coloque os pés na areia, caminhe na beira do mar e seja deliciosamente bem-vindo.

As primeiras notícias de povoação da região referem-se à aldeia indígena de Campinho, à foz do rio Peruípe. Foi aí que a cidade começou…

O ano era de 1720. O momento, uma bela manhã de sol. O verde impressionante das águas do Peruípe abriam-se para dar passagem à embarcação portuguesa comandada pelo Capitão de Conquistas João Domingos Monteiro (historicamente o primeiro e deslumbrado turista). Seduzido e surpreso com a vegetação exuberante dos manguezais, com as suas raízes prometendo vida, o nosso intrépido capitão resolveu aportar, fundando o pequeno povoado de Campinho de Peruípe. Provavelmente, ali começava a se delinear uma vocação natural desta região para o turismo, devido à sua privilegiada paisagem e recursos naturais.

Um outro momento da história, que nos remete a essa vocação, refere-se à viagem feita no início do século XIX pelo príncipe Maximiliano Von Neuwied, que relata em detalhes a ocupação das terras da região hoje denominada Extremo Sul da Bahia, e descreve com grande delicadeza as sensações da sua alma, tocada pela beleza do lugar.”… Era pleno dia, quando, saindo das capoeiras, entramos em um campo verdejante às margens do rio e vimos, sob um encantador coqueiral, a Vila Viçosa… A canoa seguiu deslizando rio abaixo, entre as lindas margens verdejantes do Peruípe, e no ponto leste em que o rio se lança ao mar, seguiu por um amplo braço que iria dar em Caravelas. Altos coqueiros se erguiam perto da vila, emprestando bela e original feição ao panorama… Entre Viçosa e Caravelas há um verdadeiro labirinto, formado por uma multidão de ilhas de mangues. Vimos garças brancas sobre suas curiosas raízes, que, brotando muito alto do tronco, inclinando-se sobre as águas e enraizando-se na terra, formavam perfeitas arcadas em várias direções. Uma pequena espécie de ostra se encontra em abundância na casca dessas árvores, bem como, em grande quantidade, o caranguejo multicor chamado aratu.

O capitão João Domingos fez construir uma pequena capela em 1733, foi locada pelo padre Manoel Francisco Lima como capela definitiva da futura paróquia. A primeira missa veio a acontecer em 1739. Mas, somente em 1748 a igreja foi elevada à categoria de freguesia, sob a invocação de N. S. da Conceição, hoje a Igreja Matriz da cidade.

O primeiro desenho do município, criado com território desmembrado de Caravelas e denominado Vila Viçosa, foi feito em 1769, quando José Xavier Machado Monteiro transformou a Aldeia de Campinho em vila e, a partir daí, traçou as suas praças, ruas e travessas. Acabou sendo extinto em 1931, anexado a Mucuri como distrito com o nome de Marobá, e assim permaneceu durante mais de 30 anos. Finalmente, no ano de 1962, restaurado com denominação de Nova Viçosa, por força de lei estadual, veio a ganhar a condição de cidade.

 

 

Além disso, verifique

Mulher é assassinada dentro de casa em Vila Velha

Uma jovem de 23 anos foi assassinada dentro de casa no bairro Vila Batista, em …

Comentários no Facebook