segunda-feira , 24 julho 2017

O COMDDIM mobiliza a sociedade para I Fórum Municipal da Mulher

sute

 

Teixeira de Freitas: No dia 12 de agosto se reunirão autoridades e a sociedade civil para o I Fórum Municipal da Mulher, com o tema Desafios da Democracia com “M” de Mulher. A realização do Fórum está no plano de ação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Teixeira de Freitas(COMDDIM). O evento será realizado em no Auditório da Igreja PIBATEF, localizada na Rua João Calmon, 70 – Centro, das 07h30 às 17h e será aberto ao público, com entrada gratuita.

A proposta do Fórum é alcançar um espaço de discussão sobre temas que refletem no cotidiano da vida das mulheres, especificamente no que se refere à violência, participação nos diversos espaços políticos, autonomia econômica, financeira, cultural e pessoal, bem como a temática de gênero.

Maria José Costa, que é assistente social de formação, Ouvidora Estadual na ouvidoria do SUS, que assumiu o cargo de Presidente do COMDDIM em 2015, reafirmou que precisam mobilizar toda a sociedade na luta a favor da igualdade de gênero. “As mulheres são igualmente capazes, e ainda encontram-se sub-representadas em diversos setores da sociedade”. Disse.

Ainda acrescentou que problema é cultural, por isso é preciso trabalhar as relação homem e mulher. “Não queremos a vitimização das mulheres e sim convoca-las a serem autoras de sua própria historia!”.

A advogada, Dra. Cristiane Batista Santos, Membra da Comissão da Mulher Advogada da OAB e Voluntaria Social do Conselho da Mulher, esclarece que em 8 de agosto a Lei Maria da Penha faz 10 anos, e com isso, já foi alcançados grande avanços. “98% da população sabe da existência da lei, isso significa que estamos no caminho certo. Mas a lei precisa ser cumprida, e para que isso aconteça ainda temos muito trabalho pela frente. Precisamos erradicar a violência contra a mulher. Creio que este será um ótimo espaço para debatermos e provocarmos mudanças”. Destaca.

O evento contará com a presença da Secretária de Políticas para Mulheres do estado da Bahia- SPM, Olivia Santana que fará a palestra magna com o tema: “Enfrentando os Desafios da Democracia com “M” de Mulher”. Também terá como palestrante Dra. Gine Alberta Kinjyo, Advogada,pedagoga, mestre em educação, especialista em direito civil e processual e direito público, professora do curso de direito da FASB também Voluntaria do Conselho da Mulher. Terá a participação também da Dra. Katia Guimarães, delegada da DEAM de Teixeira de Freitas-Ba, pós-graduada em direito penal e processual penal, criminologia, politica criminal e segurança pública; Cristiane Reis, Bacharel em Estudos de Gênero UFBA, pós graduada em docência do ensino superior, Coach de relacionamentos familiares. Ainda, Patrícia Pimentel, Mestre em Administração e assessora de Gênero do NEDETES- Núcleo de Extensão e desenvolvimento territorial do Extremo Sul.

Convocadas pelo Conselho da Mulher, vários empresas, organizações, entidades e instituições de ensino abraçaram a causa, apoiando o evento que alcançará todo Extremo Sul Baiano, cerca de 13 municípios.  Os apoiadores são: SPM-BA, Secretaria de Assistência Social, OAB/BA, Associação Comercial -Ace, Sincomércio, Site Tirabanha, Rebolças, Faculdade Pitágoras, Fasb, IF Baiano, Ramagraf, SINDSAUDE, Labclin, NEDETES, Sinhô, “Sem os nossos apoiadores, esse evento não seria possível”.

Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews

Além disso, verifique

Mulher é assassinada dentro de casa em Vila Velha

Uma jovem de 23 anos foi assassinada dentro de casa no bairro Vila Batista, em …

Comentários no Facebook