quarta-feira , 26 julho 2017

Prefeitura de Mucuri apreende mais de 20 animais em vias urbanas só num fim de semana

soltosd-1200x545_cMais uma apreensão em massa de animais equinos e bovinos aconteceu neste último fim de semana, em Itabatã. Foram 20 animais apreendidos em menos de 48 horas. A apreensão foi realizada pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Mucuri nos bairros Cidade Nova, Caribe e Triângulo Leal.

Deixar animais equinos e bovinos soltos em vias públicas é uma prática comum por boa parte dos proprietários do município. É tanto que o Prefeito Paulinho delegou ao Chefe de Gabinete Silvinho uma força tarefa para combater este problema. Os secretários foram reunidos e uma ação conjunta com a Eco-101, órgão responsável pela manutenção da BR-101, foi desenvolvida para colocar fim ao livre trânsito de animais.

Todos os animais equinos e bovinos que se encontram em vias urbanas públicas, especialmente na BR-101 e BA-698, estão sendo apreendidos pela Vigilância Sanitária e encaminhados a um local afastado do centro urbano, onde estão sendo mantidos e alimentados pela Prefeitura. O proprietário do animal tem até 72 horas para procurar o Departamento de Vigilância Sanitária, onde terá que apresentar o registro da Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) e exame de anemia infecciosa, além de apresentar outras informações. O proprietário pode ser multado.

Dos 20 animais apreendidos neste fim de semana, dez foram devolvidos aos proprietários, que cumpriram as exigências. Os outros 10 foram entregues à Eco-101.

Segundo o Chefe de Gabinete Silvinho, todo este procedimento visa prevenir acidentes e contaminação de pragas e epidemias. “É uma atitude planejada para manter a segurança e a saúde pública”, explicou.

A apreensão de animais está embasada na Lei Municipal n°356 de 13 de junho de 2001, e conta com o aval da Procuradoria Municipal e Ministério Público. É uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Saúde e Gabinete do Prefeito. (Flávio Poubel)

Além disso, verifique

PM flagra grupo traficando drogas durante evento festivo em Nova Viçosa

Neste domingo, dia 23 de julho, no circuito da Festa da Baleia, em Nova Viçosa, …

Comentários no Facebook