quarta-feira , 26 julho 2017

Liminar da Justiça determina que Samarco deposite R$ 2 bilhões para recuperar o Rio Doce

vala sao marcoUma liminar da Justiça Federal determinou que a mineradora Samarco deposite R$ 2 bilhões para a elaboração de projetos de recuperação do Rio Doce.

A decisão judicial aconteceu na noite da última sexta-feira (18). O juiz da 12ª Vara Federal de Belo Horizonte determinou que em um prazo máximo de 30 dias a Samarco deposite em juízo todo o montante.

“O depósito judicial, o juiz determinou que fosse feito na Justiça Federal e ficará como garantia de cumprimento das medidas necessárias para recuperação ambiental. Ao mesmo tempo, o juiz determinou que a Samarco elaborasse um plano de recuperação socioambiental, em 30 dias, e que fizesse também um plano de recuperação socioeconômico”, diz o procurador Geral do Espírito Santo, Rodrigo Rabello Vieira.

Justiça determina bloqueio de bens da Vale e BHP por rompimento de barragem

Além do depósito em juízo, a 12ª Vara Federal em Belo Horizonte determinou o cumprimento de medidas cautelares em um prazo máximo de dez dias. Entre as medidas, a de que a Samarco impeça ou comprove que já estancou qualquer vazamento das barragens de Santarém e de Fundão, e no mesmo prazo que a contratação de empresas para avaliação de contaminação do pescado e uma provável contaminação humana.

O governador do Estado lembra que a ação foi união do Espírito Santo, Minas Gerais e do governo federal. Paulo Hartung, durante entrevista coletiva, afirmou que vê com bons olhos a liminar judicial concedida pela Justiça.

“Nós tivemos a primeira vitória em relação a ação que demos entrada na Justiça Federal. A decisão do juiz é muito importante porque cuida de aspectos emergenciais que estamos cuidando, além de aspectos estruturais com um olhar ao entorno de Mariana e para a bacia do Rio Doce”, afirmou.

Por se tratar de uma liminar, mesmo com os prazos determinados, a Samarco ainda pode recorrer da decisão.

 

Além disso, verifique

PM flagra grupo traficando drogas durante evento festivo em Nova Viçosa

Neste domingo, dia 23 de julho, no circuito da Festa da Baleia, em Nova Viçosa, …

Comentários no Facebook