quarta-feira , 26 julho 2017

Arcebispo de Mariana preside sagração do quarto bispo de São Mateus

Dom PauloSão Mateus – O arcebispo de Mariana, Minas Gerais, Dom Geraldo Lyrio Rocha será o presidente da Missa de Sagração Episcopal do padre Paulo Bosi Dal Bó, nomeado pelo Papa Francisco como quarto bispo da Diocese de São Mateus. A cerimônia litúrgica, que unirá as duas dioceses, acontecerá hoje às 17h, no Ginásio da Arca, em Aracruz.

Dom Geraldo Lyrio Rocha foi o primeiro bispo da Diocese de Colatina, cargo que ocupou de 1990 até 2002. Nascido no dia 14 de março de 1942, é natural do município de Fundão (ES). Agora Dom Geraldo viverá a alegria de ordenar o primeiro padre, natural do clero de Colatina que chega a ordem do episcopado. Padre Paulo é natural de Rio Bananal e até ser nomeado bispo exercia a função de vigário geral da Diocese de Colatina e pároco da cidade de Itaguaçu.

Ao lado de dom Geraldo, que já foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão o atual bispo de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, e o bispo emérito dom Décio Sossai Zandonade. Outros bispos, além de padres, familiares e fiéis de todo o estado devem participar desse momento solene. De São Mateus estavam confirmadas até ontem a ida de cinco ônibus, sem contar os das outras cidades de abrangência da Diocese de São Mateus e que o futuro bispo irá pastorear.

POSSE

A posse de dom Paulo está marcada para o dia 26 de dezembro, às 17 horas, na Catedral de São Mateus. Essa missa de posse será presidida pelo presidente da Província Eclesiástica do Espírito Santo e arcebispo de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela. Dom Paulo será recebido na Igreja de São Benedito, visto que este dia é a véspera da festa de São Benedito, dia também que os devotos do santo negro realizam a fincada do mastro. Em seguida Dom Paulo caminhará até a Prefeitura de São Mateus onde será cumprimentado pelo prefeito Amadeu Boroto e outras autoridades. De lá caminhará até a Igreja Matriz e por fim chegará até a Catedral onde acontecerá a cerimônia de posse. Um grande número de fiéis é aguardado para este momento. A Diocese de São Mateus anunciou que irá instalar cadeiras, tendas e telões no pátio da Catedral.

Além disso, verifique

Em nota Fibria diz que não descumpriu acordo com pescadores em Caravelas

A Fibria mantém um diálogo aberto com as comunidades pesqueiras e acredita que este é …

Comentários no Facebook