segunda-feira , 24 julho 2017

Exaltando seus valores culturais Helvécia e Vila Juazeiro festejam a consciência negra

IMG-20151124-WA0010Eventos alusivos ao dia da consciência negra foram realizados em Helvécia, município de Nova Viçosa-BA e Vila Juazeiro em Ibirapuã-BA. Essas comunidades são reconhecidas como remanescentes de quilombo, pela Fundação Cultural Palmares e promovem ações afirmativas que envolvem, principalmente, os moradores da localidade.

Helvécia, além de uma extensa programação montada pela associação quilombola, foi recebeu também o XV evento da Escola de Capoeira Art Bahia, iniciado no Distrito de Posto da Mata na sexta-feira, 20 de novembro, com apresentação nas escolas durante a manhã, batizado infantil e arrastão pelas ruas à tarde e encerramento com apresentação na praça de Helvécia no início da noite.

No sábado da Escola Art Bahia iniciou com roda de capoeira às nove da manhã em Posto da Mata e batizado com troca de cordas, às 15 horas no galpão da Associação Quilombola de Helvécia. Toda a programação da Art Bahia foi realizada pelo mestre Regi, por meio do projeto Art em Ação, patrocinado pela Fíbria e pela Votorantim, com o apoio no comércio local.

Em Vila Juazeiro, foram três dias de festividades, iniciados na sexta-feira, com apresentação de bandas gospel, da própria comunidade; no sábado shows variados com bandas de axé e forró; no domingo apresentação de capoeira, Bate-Barriga e samba de viola. Durante o evento a comunidade recebeu um grande número de visitantes que, nesta IV edição da festa cultural, compareceram e prestigiaram os costumes e tradições locais.

A Associação Quilombola Vila Juazeiro está sob nova direção, tendo como presidente Valmir Américo Chaves, que demonstrou satisfação com o envolvimento de toda a diretoria e da comunidade. O evento contou com o apoio da Caravelas Florestal entre outras empresas e pessoas físicas, com bingos beneficentes de brindes doados pela Fundação Mamãe África de Caravelas.

Por Rubens Floriano

Além disso, verifique

Em nota Fibria diz que não descumpriu acordo com pescadores em Caravelas

A Fibria mantém um diálogo aberto com as comunidades pesqueiras e acredita que este é …

Comentários no Facebook