quinta-feira , 27 julho 2017

Conferência Municipal discutiu alternativas de avanços para saúde em Nova Viçosa

001Analisar as ações realizadas, discutir caminhos para avanços, apontar os meios mais eficientes de aplicar os recursos da pasta; foram esses alguns dos objetivos da IV Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Secretaria de Saúde do Município de Nova Viçosa, em parceria com Conselho Municipal de Saúde.

O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de julho de 2015, no Espaço Cultural em Posto da Mata, com a participação de representantes dos trabalhadores, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, prestadores de serviços e da sociedade civil. Juntos, segundo um planejamento, discutiram, analisaram e delimitaram prioridades que devem implementar melhoras à saúde para a população.002Na abertura da conferência, ás 09 da manhã da terça-feira (13), o prefeito de Nova Viçosa Márvio Mendes destacou a humanização do atendimento na saúde em todo o município, que “apesar do momento delicado que passa a saúde em todo o País, com muito esforço a prefeitura tem conseguido manter a qualidade no serviço de saúde prestado ao cidadão. Estamos mantendo, inclusive, com recurso próprios, o funcionamento do Hospital Municipal em Posto da Mata e da Clínica na sede do município. Aplicamos na saúde 25% da arrecadação do município”, concluiu o prefeito.

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Santana, o Toninho (PTB), apresentou um panorama de necessidades que prejudicam o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS ), em todo o Brasil. “Estamos fazendo a nossa parte, mas o Governo Federal precisa fazer o dele também. A tabela do SUS, há cerca de 12 anos sem uma correção adequada, precisa ser revista com urgência, sob o risco de entrar em colapso”, disse o presidente. O representante da Secretaria de Saúde do Governo Federal, Antônio Carlos, reconheceu a necessidade de melhorias, mas ressaltou a importância de dar ao SUS o crédito de um programa que visa ofertar saúde gratuita a toda a população brasileira, uma conquista de poucos países. Destacou ainda que atualmente, mesmo os planos de saúde privados enfrentam dificuldades.003O Secretário de Saúde de Nova Viçosa Rodrigo Kuada agradeceu a participação dos diversos segmentos sociais e disse acreditar nos encaminhamentos da conferência. “Reunimos a Secretaria, a Coordenação da Atenção Básica, a população, os vereadores para uma discussão madura. Reconhecemos que, mesmo com todo o esforço do prefeito Márvio para ofertar uma saúde de qualidade, temos ajustes a fazer. Nosso objetivo é melhorar a cada dia, a cada atendimento”, afirmou Kuada, ressaltando ainda que acredita que os delgados eleitos para representar Nova Viçosa em Salvador faram boa participação, por conhecerem a realidade da saúde no município.

As propostas levantadas na IV Conferência de Saúde de Nova Viçosa vão a debate na IX Conferência Estadual, em Salvador, em setembro próximo, onde serão discutidas as propostas de todos os municípios baianos. No mês de outubro, cada estado apresenta suas propostas na XV Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.

 

Além disso, verifique

Menino de 8 anos morre atropelado por trator em Linhares

Um menino de 8 anos morreu atropelado por um trator na fazenda onde a família …

Comentários no Facebook