terça-feira , 23 maio 2017

Aos 54 anos o município de Nova Viçosa comemora os 268 anos da fundação do povoamento de Vila Viçosa

babadod-1200x545_cO município de Nova Viçosa, que no último dia 27 de julho comemorou 54 anos de emancipação política administrativa -, vai comemorar neste próximo domingo, dia 23 de outubro, 268 anos da fundação do povoamento da Vila Viçosa, hoje cidade de Nova Viçosa. Na Praça da Baleia a Prefeitura Municipal celebrará a data na sexta-feira, sábado e domingo (21, 22 e 23/10), com diversas atrações musicais, dentre elas a Banda Babado Novo, no sábado.

A primeira notícia de povoação da região central de Nova Viçosa, refere-se à aldeia indígena de Campinhos à foz do Rio Peruípe. Em 1748, João Domingos Monteiro, um dos fundadores do povoado fez edificar uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição.

Município criado com território desmembrado de Caravelas, com sede na aldeia indígena de Campinhos, denominado por Vila Viçosa, por força de carta Régia de 03/03/1775. O município foi extinto em 1931, passando a ser distrito de Mucuri. Restaurado com a denominação de Nova Viçosa, por Lei Estadual de 27/07/1962, com os territórios integrais do distrito de Nova Viçosa e Helvécia, parte dos territórios de Argolo e Mucuri, todos desmembrados de Mucuri, e parte do território de Ponta de Areia, desmembrado de Caravelas.

Antes a sede do povoamento havia sido oficialmente criada com a denominação de “Vila Viçosa” com a invocação de Nossa Senhora da Conceição de Campinhos, por Álvaro Régio, em 23 de outubro de 1748. O povoamento foi criado como distrito, em 1931, com a denominação de Viçosa, topônimo alterado para Marobá, em 1943, e definitivamente para Nova Viçosa, em 1953. Mas só veio ganhar a condição de cidade, quando da criação por emancipação política administrativa do município de Nova Viçosa, em 27 de julho de 1962 (Há 54 anos).

Segundo as cartas náuticas de números 1300 e 1310, Nova Viçosa é o ponto do continente que mais se aproxima do Arquipélago de Abrolhos. Primeira reserva ecológica marinha brasileira (criada em 1983). Este arquipélago foi fonte de estudos de Charles Darwin, que esteve por lá com seu navio Beagle, por volta de 1832, quando fez registros em seu diário. Com muitas espécies endêmicas – chapadões e coral cérebro (nomes populares), o arquipélago formado por 5 ilhas, tem uma atração especial de julho a novembro de todos os anos, quando as baleias Jubartes (baleias canoras), se deslocam do Atlântico Sul para ali buscarem amamentar e reproduzir a espécie.

Nesta época o Turismo de Observação aumenta a cada ano, com taxas consideradas acima da média mundial (32%). Outra atração de Nova Viçosa, é a residência do polonês Frans Krajcberg que vive no Brasil desde 1948 é considerado o escultor naturalizado brasileiro mais famoso do mundo. O artista plástico Frans Krajcberg, aos 95 anos, mora em Nova Viçosa desde 1970, no Sítio Natura, há 2 Km da cidade, e tem seu ateliê em uma casa feita pelo renomado arquiteto baiano de Belmonte, saudoso José Zanine Caldas, em cima de um tronco de Oiti. O artista possui um museu/instituto, as margens da BA-001, aonde abrigam suas obras e de outros artistas amigos, um legado aos visitantes da região. Ainda, o Projeto Ecovila Caminho de Abrolhos visa transformar a região no maior centro comunitário ecológico do Brasil.

Com 32 Km de praias rasas e limpas com águas mansas e mornas com largura que alcança  300 metros na maré baixa, a Praia do Lugar Comum é considerada a maior e melhor praia de Nova Viçosa pelos turistas que vão ao local na época do verão brasileioro. A praia é palco de grandes promoções da Prefeitura Municipal onde circulam os trios elétricos de Carnaval e os shows matinos de verão são realizados na praia.

O município de Nova Viçosa possui a 12ª área territorial do extremo sul com 1.369 quilômetros quadrados e uma população de 34.501 habitantes em conformidade com o censo do IBGE de 2007. Para se chegar à sede do município, o acesso se dar pela BA-001 interligada pela BA-698 que nasce a partir da BR-101.

A agricultura é uma das principais economias do município e se destaca como 3o produtor baiano de mamão. Na pecuária destacam-se os rebanhos bovinos, asinino, eqüino e muar. O município se destaca também atualmente na plantação de eucalipto para celulose e na indústria de fabricação de madeira fina para exportação a partir do cultivo do eucalipto, e no turismo registra o terceiro maior parque hoteleiro do extremo sul. (Por Athylla Borborema).

Além disso, verifique

pc goiais

Mãe e padrasto matam filho, lançam corpo no mato e denunciam sequestro

Horas após denunciar à Policia Civil de Goiás um suposto sequestro do filho, Antônio Jorge …

Comentários no Facebook