quarta-feira , 18 janeiro 2017

Sessão solene marca a posse de 8 novos imortais na Academia Teixeirense de Letras

confrad6-1200x545_cA ATL – Academia Teixeirense de Letras, que tem o poeta Castro Alves como seu patrono-geral, realizou sessão solene na noite deste sábado (17/09) para a posse dos seus últimos 8 membros efetivos. O evento ocorreu no plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. A ATL possui 40 vagas e os seus primeiros 32 imortais tomaram posse como acadêmicos titulares da primeira agremiação lítero-cultural do extremo sul da Bahia, na sessão de instalação no último dia 4 de junho.

Conforme o jornalista e poeta Almir Zarfeg, presidente da ATL e titular da cadeira nº 01, tratou-se de mais um evento solene aberto ao público teixeirense que surgiu para continuar agregando os artistas da região. E, ao mesmo tempo, valorizando os segmentos artísticos. Ele declarou que, mais uma vez, o evento superou as expectativas e o tamanho do público que compareceu deixou o colegiado lisonjeado.confrad4Os 8 novos imortais que tomaram posse são: O advogado e escritor Elias Botelho – o patrono é Moisés dos Santos Almeida; o poeta Luiz Brandão – o patrono é Frei Salésio Heskes; o escritor Joselito Souza Leite Júnior – o patrono é Raimundo Hermes da Conceição; o poeta Amaro Vicente Sant’Anna – o patrono é Ângelo Soares Dias; o advogado e escritor Luiz Carlos de Assis Júnior – o patrono é Dom Antônio Elizeu Zuqueto; o professor doutor e escritor Ademar Bogo – o patrono é Joaquim de Jesus Ribeiro; o jornalista e escritor Rubens Floriano Santos – a patronesse é Marieta Gazzinelli; e o advogado e escritor Paulo Américo – o patrono é Gilson Roque do Nascimento.

Além da posse dos oito novos membros efetivos, houve a publicação do edital de convocação dos seus 40 membros para participarem como coautores da antologia “ATL em Verso e Prosa”, que será lançada em dezembro de 2016. Também foi anunciado o edital do concurso para “Hino Oficial da ATL” (para membros), bem como o edital do “Prêmio Castro Alves de Literatura”, destinado ao público dos 13 municípios do baixo extremo sul baiano.confrad5No segundo tempo da cerimônia, houve uma homenagem aos 25 anos do livro “Canivete”, do professor doutor e escritor João Rodrigues Pinto, membro da cadeira nº 22.  O livro, que teve sua 2ª edição lançada por ocasião das suas bodas de prata, ganhou na sessão a sua história e o seu valor descritos em todos os aspectos literários pelos acadêmicos Fabiana Pinto (Cadeira nº 20), Ramiro Guedes (Cadeira nº 07) e Celso Kallarrari (Cadeira nº 04).

O artista plástico itanheense e radicado em Portugal Elzo Bastos, membro honorário da ATL, mandou entregar uma ilustração do menino Tomás, principal personagem do livro “Canivete” do escritor João Rodrigues Pinto. O vereador Domingos Oliveira Donato, o “Domingos do Fórum” (PSC), fez a entrega ao escritor João Rodrigues Pinto de uma Moção de Aplauso votada e aprovada pelo plenário do Poder Legislativo.confrad3O acadêmico Valci Vieira (titular da cadeira nº 29) fez o discurso de recepção e o acadêmico recém-empossado Paulo Américo (Cadeira nº 40) discursou em nome dos 8 novos imortais. A professora mestre Naná Gusmão, coordenadora da Diretoria Regional de Educação de Teixeira de Freitas (Direc-09), entregou uma Moção de Aplauso ao presidente Almir Zarfeg direcionada à Academia Teixeirense de Letras em reconhecimento ao sucesso alcançado na fundação dessa honrosa instituição.

Em nome da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Teixeira de Teixeira de Freitas, o advogado Carlos Roberto Scopel também promoveu a entrega de uma Moção de Aplauso à diretoria da ATL em reconhecimento ao objetivo da agremiação de estabelecer o desenvolvimento cultural na região.

A Academia Teixeirense de Letras foi criada oficialmente em Teixeira de Freitas no último dia 14 de março de 2016. O dia escolhido para sua criação oficial não foi por acaso, já que em 14 de março de 2016 foram comemorados os 169 anos de nascimento do poeta baiano Castro Alves, que nasceu no dia 14 de março de 1847 e morreu aos 24 anos de idade em 6 de julho de 1871, em Salvador. Castro Alves, que já era patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras, também recebeu o título de patrono-geral da ATL.confrad2

A ATL

A Academia Teixeirense de Letras tem sede e foro em Teixeira de Freitas e base de atuação em 13 municípios que compõem o Território de Identidade do Extremo Sul: Teixeira, Alcobaça, Caravelas, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Jucuruçu, Itamaraju, Itanhém, Ibirapuã, Prado e Vereda.confrad1Do número de 40 imortais. 25 cadeiras foram reservadas para os membros efetivos residentes na cidade de Teixeira de Freitas e 15 cadeiras foram reservadas para os acadêmicos efetivos moradores das outras 12 cidades da região. Cada membro que toma posse leva um patrono para sua cadeira.

Segundo o presidente da ATL, jornalista e poeta Almir Zarfeg, o patrono é uma pessoa já falecida que teve importância política, progressista, histórica, educacional ou cultural para alguns dos municípios que compõem o território de base da ATL. Neste último sábado (17), o ritual se repetiu na cerimônia de posse dos 8 novos acadêmicos, um familiar recebeu uma homenagem consagrando o patrono da cadeira.

Depois das 40 cadeiras ocupadas, uma vaga só se abrirá com a morte de algum dos imortais do Colegiado. Havendo a morte de algum dos membros titulares, a sua vaga será aberta e publicada em edital para os pretendentes se inscreverem. Os nomes concorrentes serão submetidos à avaliação e eleição do Colegiado para escolha de um dos candidatos. O critério principal é que a pessoa tenha no mínimo um livro de boa avaliação publicado para ingressar na Academia. (Da redação TN).

Relação dos 40 imortais por ordem das cadeiras na ATL:

01 = Almir Zarfeg – presidente

02 = Athylla Borborema – vice-presidente

03 = Cristhiane Ferreguett – secretária-geral

04 = Celso Kallarrari – tesoureiro

05 = Carlos Andrade – conselheiro

06 = Marcus Aurelius – conselheiro

07 = Ramiro Guedes – conselheiro

08 = Silvio Castro Rosas – membro efetivo fundador

09 = Érico Cavalcanti – membro efetivo

10 = Carlos Mensitieri – diretor de eventos

11 = Fernando Lago – membro efetivo

12 = Jomar Ruas – membro efetivo

13 – João Santos – membro efetivo

14 = Nildo Lage – membro efetivo

15 = Armando Azevedo – membro efetivo

16 = Jean Albuquerque – membro efetivo

17 = Haroldo Carvalho de Morais – membro efetivo

18 = Edinar Cerqueira – membro efetivo

19 = Fabiano Novais – membro efetivo

20 = Fabiana Pinto – membro efetivo

21 = Orley Silva – membro efetivo

22 = João Rodrigues Pinto – membro efetivo

23 = Gisele Ellen – membro efetivo

24 = Edla Almeida – membro efetivo

25 = João Faustino – membro efetivo

26 = Oséas Moreira Lisboa – membro efetivo

27 = João Carlos de Oliveira – membro efetivo

28 = Cássia Oz – membro efetivo

29 = Valci Vieira – membro efetivo

30 = Maria Leôncio – membro efetivo

31 = Rubens Amaral – membro efetivo

32 = Samuel Alves Silva – membro efetivo

33 = Elias Botelho – membro efetivo

34 = Luiz Brandão – membro efetivo

35 = Joselito Souza Leite Júnior – membro efetivo

36 = Amaro Vicente Sant’Anna – membro efetivo

37 = Luiz Carlos de Assis Júnior – membro efetivo

38 = Ademar Bogo – membro efetivo

39 = Rubens Floriano Santos – membro efetivo

40 = Paulo Américo – membro efetivo.

 

Além disso, verifique

vereador-preso

Preso e algemado, vereador reeleito toma posse em Minas Gerais

Algemado e com o uniforme do sistema prisional, o vereador Ronilson Marcílio Alves (PTB), de …

Comentários no Facebook