sexta-feira , 24 março 2017

Cuidado: “Onças com filhotes” no Parque do Descobrimento em Prado


A direção do Parque Nacional do Descobrimento no município de Prado está alertando aos visitantes e principalmente pessoas que insistem em invadir o Parque como caçadores para promover crimes ambientais com a matança predatória de animais silvestres, que estão expressamente proibidos de adentrarem à area em qualquer período sem autorização, principalmente nessa época em que as onças estão parindo.
Informa que além de ser proibida a visita sem guia no Parque, bem como é expressamente proibida a caça de animais porque é crime previsto em Lei, alerta também que o Parque está com onças da espécie Sussuarana, Jaguatirica e Pintada, paridas nesta época do ano. Neste período do inverno que os felinos estão com filhotes, eles ficam extremamente valentes e conseguem farejar a presença de um corpo estranho com até 15 quilômetros de distância.

Conforme o analista ambiental Geraldo Machado Pereira, gerente do Parque Nacional do Descobrimento, o seu território é de 22.693 hectares que começa no distrito de Guarany e vai até a foz do rio Ibassuaba no balneário de Cumuruxatiba. A área conta com clima úmido tropical e de floresta quente e úmida, preservando exemplares de pau-brasil e inúmeras espécies ameaçadas de extinção, inclusive felinos da tradicional Onça Sussuarana do pelo amarelo e do pelo preto, além da conhecida Jaguatirica e também Onça Pintada que é o maior felino do nosso continente.
Recentemente o Parque Nacional do Descobrimento, no município de Prado, em parceria com a UC – Unidade de Conservação e o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, abriu suas portas para receber visitantes para passeios ecológicos por dentro do Parque que foram feitos a pé, de bicicleta e a cavalo, em trilhas na área preservada de Mata Atlântica. A iniciativa faz parte da estratégia da chefia do parque de compartilhar a gestão com a comunidade. Segundo o gerente Geraldo Machado, atualmente se está reestruturando as veredas e revitalizando novas trilhas para que o Parque promova novos eventos de visitação para grupos previamente agendados.

O Parque Nacional do Descobrimento foi criado em 20 de abril de 1999, um ano antes das comemorações dos 500 anos do Brasil. Compõe junto com os parques nacionais do Monte Pascoal e do Pau Brasil, um corredor ecológico de Mata Atlântica na Costa do Descobrimento do Brasil que integra os territórios de Prado, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O parque preserva exemplares de papagaio chauã, veado-mateiro, queixada, anta, gavião-real, vários felinos, a sua onça mais conhecida é a Sussuarana, além de árvores de pau-brasil e o mutum-do-Sudeste, ave extinta na maior parte do Brasil. Além disso, abriga a riqueza de maior valor da história do descobrimento do Brasil que é a descoberta do nosso continente pelos portugueses em 1500 a partir da Foz do Rio Cahy e ainda aguarda vestígios dos ancestrais dos índios pataxó. (Por Athylla Borborema)

Além disso, verifique

Suzano unidademucuri

Parada Geral na Suzano Papel e Celulose movimenta R$ 1,7 milhão na economia local

Entre os dias 31 de janeiro e 09 de fevereiro a Suzano Papel e Celulose …

Comentários no Facebook