domingo , 28 maio 2017

Manoelzinho assume pela terceira vez o comando do Município de Nova Viçosa

MANOELZINHO-ASSUME
Foto: Rubens Floriano

Por volta das 18 horas desta sexta-feira, 24 de junho, Manoel Costa Almeida, o Manoelzinho da Madeira – DEM, tomou posse e se tornou o primeiro político na história a chegar ao terceiro mandato como prefeito do Município de Nova Viçosa. A sessão solene foi realizada no Plenário Joana Reis, da Câmara de vereadores, sob o comando do presidente da Casa, o Vereador Antônio Santana de Oliveira, o Toninho do Açougue – PTB. A posse para um mandato de apenas cinco messes é a consequência de um processo por crime eleitoral, movido por Manoelzinho contra o ex-prefeito Márvio Mendes – PMDB, que resultou na cassação dos mandatos de Márvio e de seu vice Célio Oliveira, no último dia 31 de maio, pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

A sessão solene foi tomada por um clima de festa, já que houve uma forte expectativa em torno de uma medida cautelar, protocolada no Tribunal Regional Eleitoral -TRE pela defesa de Márvio. O juiz do plantão do feriado de São João no TRE, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano negou o pedido de liminar, o que  permitiu a posse de Manoelzinho da Madeira antes do julgamento do parecer sobre o mérito do recurso de Márvio Mendes junto ao STF – Supremo Tribunal Federal. O presidente Toninho cumpriu o prazo judicial, comparecendo à Câmara pouco antes da 17h, para proceder a posse de Manoelzinho e seu vice Erivaldo Santos Soares, o “Vade”.

MANOELZINHO-SESS 2
Foto: Rubens Floriano

Além do grande número e eleitores, que festejavam a volta de Manoelzinho à prefeitura depois 11 anos e meio, diversas autoridades compareceram à cerimônia, entre elas o deputado federal Uldurico Junior – PV e o prefeito do Município de Lajedão, Adalberto Côrtes, o Betão –DEM. Os vereadores José Anastácio Carvalho (DEM), Luiz Carlos Tanaka, o Hideo (PTC) e João Farias (DEM), eleitos na coligação Vencer Para Crescer, de Manoelzinho, participaram da sessão. Da base do ex-prefeito Márvio participou, além do presidente Toninho, o vereador Adílio Brito (PRP), e declarado independente, o vereador Rogério Benjamin (PCdoB).

Em seu discurso Manoelzinho agradeceu aos presentes e disse que será justo na condução do município, sem adotar postura de perseguição política. “Vamos levantar as contas do município, saber as reais condições, sempre respeitando os direitos adquiridos dos servidores, valorizar o empresário e promover a justiça social”, disse. Lembrou dos professores da rede municipal, paralisados a quase 30 dias. “Ainda não sei o que será possível oferecer, mas sei que temos que dialogar com urgência, porque educação é coisa séria, a criança não pode ficar fora da escola. Como está, não vai ficar”, completou.

MANOELZINHO-E-AUT-1024x565
Foto: Rubens Florino – Prefeito Betão, deputado Uldurico Junior, Manoelzinho e Vade

Em entrevista ao R3news, Manoelzinho disse que fará um grande esforço para compatibilizar a administração do município com sua pré-campanha e com a campanha pois, segundo ele, o município exigirá uma dedicação especial.

O vereador José Anastácio, único vereador a fazer oposição declarada a Márvio desde o início do mandato, disse que “acredita em Manoelzinho, em seu modelo de administração, e por isso sempre denunciou os desmandos do grupo que tanto mal fez ao município de Nova Viçosa. Essa posse deveria ter acontecido em 2013, finalizou. O presidente Toninho pediu serenidade. “É importante que todos nós tenhamos saberia, para que haja harmonia e respeito por aqueles que estão entrando e por aqueles que estão saindo”, disse.

PLENARIO-1024x495
Foto: Rubens Floriano

O deputado Uldurico Junior agradeceu aos cidadãos de Nova Viçosa pelo apoio nas caminhadas que fez no período de campanha e pelos votos recebidos. “Me orgulho de representar o extremo Sul da Bahia na capital do País, serei parceiro de Manoelzinho, indicando recursos que possam melhorar a vida de vocês”, informou o deputado.  O vereador João Farias reafirmou seu apoio a Manoelzinho, já Rogério Benjamin, que auxiliou o presidente Toninho nos trabalhos da sessão solene, demonstrou grande otimismo. “Nova Viçosa vive um momento histórico, essa posse de Manoelzinho provoca uma reconfiguração geral no cenário e nos projetos políticos para o município”, disse o vereador, que foi presidente da Câmara no Biênio 2013/2014, e goza de grande prestígio, por ter, liderado projetos de grande impacto no município, como as ações civis públicas contra a embasa, Coelba e a telefônica Vivo.

A defesa de Márvio Mendes aguarda julgamento do pedido de liminar pelo STF, ainda sem prazo definido, sendo que 03 dos 11ministros que compõem tribunal, por seram membros do TSE, já seriam votos contrários ao pedido, por terem votado pela cassação do prefeito e seu vice Célio.

MANOELZINHO-CAR-1024x576
Foto: Rubens Floriano

Terminada a sessão de posse, com um grande público presente, Manoelzinho saiu da Câmara de Vereadores literalmente carregado nos braços de seus correligionários e, na Praça da Baleia, iniciaram a comemoração de uma vitória que só chegou 03 anos e meio depois.

Fonte:R3news

Além disso, verifique

hartung-5123762

Foto de Hartung em Paris repercute nas redes sociais: é verdade?

O dia da Colonização do Solo Espírito-Santense não foi animado apenas em Vila Velha. Na …

Comentários no Facebook