segunda-feira , 27 março 2017

Moradores de Itaúnas protestam por asfalto e contra construção de barragem

DSC_7087Os moradores da vila de Itaúnas, em Conceição da Barra (norte do Estado), realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (8) no trecho da BR-101 que corta o município, cobrando do governador Paulo Hartung (PMDB) a pavimentação asfáltica da rodovia ES-010, que liga a sede de Conceição da Barra à vila.

Eles também rechaçam a construção da barragem anunciada em 22 de março pelo governador em Pedro Canário, no norte do Estado. A construção da barragem no município vizinho a Conceição da Barra resultaria na morte do rio Itaúnas, como alerta a comunidade.

Pouco depois das 10 horas desta sexta-feira, os moradores que protestavam foram chamados por representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES) para uma reunião.

Na reunião, foi acordado que haverá medidas paliativas para nivelar a estrada e foi formada uma comissão de moradores que irão a Vitória para conversar diretamente com o chefe do órgão.DSC_7074Informações dão conta que o líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Gildevan Fernandes (PMDB), teria ligado para um dos líderes do movimento para dizer que, com o protesto, estariam fechando portas com o governador. Os líderes retrucaram que não temiam as retaliações, já que era um protesto justo, consequente, e que a falta de asfalto estaria provocando sérios problemas no transporte, turismo e com assaltos.

O asfalto da estrada que liga Conceição da Barra a Itaúnas foi orçado e licitado durante o governo Renato Casagrande (PSB). No entanto, passado quase um ano e meio do atual governo, nada foi feito sobre a pavimentação.

A situação da estrada é tão precária que sequer o patrolamento está sendo feito para prover o mínimo de nivelamento à pista. O resultado da total falta de manutenção é o isolamento da Vila de Itaúnas, que é um dos mais importantes pontos turísticos do Estado.DSC_7115Os moradores já haviam feito vários pedidos de providências a respeito da estrada, mas nenhum deles foi atendido. A solução encontrada foi tornar o protesto público, com a paralisação da BR.

Além dos buracos, que dificultam o tráfego na estrada, aumentou sensivelmente o índice de assaltos no trecho, já que os carros precisam reduzir a velocidade para passarem pelos buracos e são abordados por criminosos.

Quanto à barragem, diversos prefeitos, em diferentes mandatos, tentaram emplacar o empreendimento, sempre com a oposição da população. No entanto, no atual governo Paulo Hartung, a barragem foi anunciada, apesar do grave problema fluvial que o norte do Estado enfrenta. Caso ela seja construída, pode acarretar sérios problemas hídricos para todo o município de Conceição da Barra.

Além disso, verifique

MANOELZINHO

Manoelzinho concede aumento superior ao piso nacional aos professores de Nova Viçosa

O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho da Madeira” (DEM), concedeu nesta …

Comentários no Facebook