domingo , 26 março 2017

Moderna Escola construída em Posto da Mata amplia infraestrutura educacional de Nova Viçosa

compled8-1200x545_c A prefeitura Municipal de Nova Viçosa está promovendo os últimos detalhes e implantação dos últimos equipamentos, como a instalação de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula e compartimentos afins para entregar oficialmente a comunidade uma moderna escola que acaba de construir no bairro Jardim dos Eucaliptos, no distrito de Posto da Mata.

Trata-se de um moderno Complexo Escolar que por ocasião da sua inauguração oficial no próximo mês de maio, com a presença do governador da Bahia, ganhará o nome de Escola Municipal Professor Cleidson Costa Barbalho, em homenagem a um conceituado educador do município já falecido.compled6A escola no bairro Jardim dos Eucaliptos ganhou uma espaçosa área interna e externa, cujo empreendimento já está proporcionando motivação imobiliária para a região e gerando alinhamento no crescimento educacional do município. A obra foi toda construída com recursos do próprio município.

No local o município entregou recentemente 300 novas casas populares e uma Creche Pró-Infância com capacidade para atender 300 alunos e, ainda está construindo o Estádio de Futebol Armando Nogueira. A nova escola ganhou 12 salas de aula e uma estrutura educacional e esportiva completa para atender os alunos de todos os bairros da zona norte de Posto da Mata.

O prefeito Márvio Mendes (PMDB), informou que a obra além de moderna é luxuosa e com uma arquitetura planejada, amplos corredores, dimensões grandiosas de janelas e portas, espaços esportivos e de recreamento, valorizando uma simbologia estética, cultural e ideológica da educação com modernos equipamentos, que dotará o complexo escolar de um alto padrão.
A Escola Municipal Professor Cleidson Costa Barbalho obedece todos os padrões exigidos pelo Ministério da Educação com 12 salas de aula, com dois conjuntos de banheiros que totaliza 12 boxes e incluindo chuveiros com banheiros adaptados para alunos com necessidades especiais, laboratório de informática, sala de multimeios, diretoria, coordenação, secretaria, cozinha com banheiro privativo e banheiros privativos também para professores.

Para a secretária Municipal de Educação, Veranilce Novais Silva Lopes, a “Professora Nate”, a escola é um verdadeiro sonho para as famílias do bairro Jardim dos Eucaliptos e localizadas vizinhas. E o empenho dos engenheiros e dos seus operários foi primordial para que o projeto saísse dentro do prazo estipulado para garantir este sonho ao setor educacional. “É um sonho não apenas para nós, mas dos educadores, das crianças e adolescentes que estão na rede pública e de suas famílias”.compled5Conforme a vice-diretora, a pedagoga Núbia Fagundes Costa Bomfin, esta escola fará uma diferença muito grande na educação de Nova Viçosa, pois vai ajudar a diminuir a insuficiência de vagas na estrutura da rede, sobretudo, em relação ao atendimento às crianças de 4 e 5 anos. A escola já está em funcionamento desde o mês passado com 447 alunos, mas a sua capacidade é de 600 alunos e possui um nível arquitetônico arejado e está ganhando até a sua inauguração, o que há de mais moderno e eficiente no mercado educacional.

“Equipar unidades públicas de ensino com áreas que proporcionem lazer e melhorem a autoestima dos profissionais da educação, estudantes e familiares é construir o futuro com notório saber. Estamos felizes pela entrega de mais uma escola de excelente infraestrutura, garantindo às nossas crianças espaços mais agradáveis e adequados. Esta escola que está nascendo foi uma semente que plantamos para o futuro”, comemora a professora Núbia Fagundes.

A diretora da nova unidade de ensino fundamental de Posto da Mata, pedagoga Luciane Almeida Souza, disse que toda a comunidade esperava ansiosamente por uma nova escola nesta região do distrito e ela foi pedida, esperada e entregue com amplas salas de aula, banheiros confortáveis, banheiros com acessibilidade, refeitório, cozinha, diretoria, secretaria e sala dos professores.compled7“Fazer investimentos altos como este em um momento de crise no país, mostra todo o comprometimento da atual administração com a Educação. Enquanto outros municípios estão cortando gastos e reduzindo investimentos, a atual gestão não poupou gastos com a Educação e está se esforçando para entregar esta obra de altíssima qualidade, devidamente equipada e climatizada. Sem dúvida, temos agora uma escola de grande porte, com uma estrutura plena para receber dignamente os alunos que são nosso principal objetivo. Tenham a certeza de que vamos dar o nosso melhor”, garantiu e festejou a diretora Luciane Almeida.

Para o gestor do município de Nova Viçosa, nos últimos três anos se buscou promover melhorias estruturais e também investimentos no setor pedagógico da Rede Municipal, sempre pensando na principal finalidade da educação pública, que são os alunos. E que o município comemora as recentes inaugurações na área, destacando o investimento expressivo na educação municipal com novas escolas recentemente inauguradas e outras unidades de ensino que foram ampliadas e recuperadas ou reformadas.compled4“Governar é estabelecer prioridades. Quando assumi o governo, uma das prioridades era uma Educação de qualidade, e isso se faz com bons professores, bons diretores, bons servidores e também com bons equipamentos públicos. As escolas precisam ter equipamentos de qualidade, precisam estar vistosas, com ar condicionado, com conforto para as crianças estudarem. Não medimos esforços para fazermos uma escola de alto padrão”, enfatizou o gestor Márvio Mendes.

A Prefeitura Municipal de Nova Viçosa também acabou de entregar 4 novas creches no município e as quatro juntas estão oferecendo 1.400 novas vagas escolares para realizar o sonho de centenas de mães. As quatro creches pró-infância, três delas no distrito de Posto da Mata, uma no bairro Jardim dos Eucaliptos, bairro Primavera e Trevo do distrito de Posto da Mata, e a outra é no centro da cidade de Nova Viçosa.

Cada creche modelo foi construída para atender cerca de 350 alunos e com 1.100 m² de área construída e em terreno de 2.100 m² e cada uma, custou aos cofres da união o valor de R$ 944.287,00. E em cada unidade o município investiu mais R$ 250 mil para que fosse ampliada de 6 para 10 salas de aulas, objetivando atender toda demanda da região de cada localidade onde a unidade foi implantada.compledOutro setor educacional que se investiu por demais nos últimos três anos em Nova Viçosa, foi no esporte, que passou a ser um fator gerador de novos espaços urbano no município, onde os desportistas e estudantes estão ganhando vários espaços culturais e esportivos, especialmente na sede e no distrito de Posto da Mata. Somente em convênio com o Ministério do Esporte, a Prefeitura Municipal de Nova Viçosa já concluiu somente nesta gestão, cinco Ginásios de Esportes e reformou todas as quadras poliesportivas das escolas municipais.

Um Ginásio de Esportes foi entregue a população do bairro Copacabana, em Posto da Mata. Foi entregue o Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Oscar Cardoso, na Rua Ilhéus, no bairro Jardim da Mangueira, também em Posto da Mata. Bem como a Quadra da Escola Raul Gazzinelli em Nova Viçosa, além da construção do Ginásio de Esportes no centro da cidade de Nova Viçosa e mais uma quadra poliesportiva construída no Colégio Jhon Kennedy na cidade de Nova Viçosa. Cada equipamento está beneficiando mais de 2 mil famílias e ganhou vestuários, cobertura, palco, alambrado, arquibancada, tela de proteção e iluminação.compled3Segundo o prefeito Márvio Mendes, o esporte pode ser tratado como um gerador de renda, integração, mobilidade social e também como uma proposta de mudança de vida, pois a partir dele muitos têm a possibilidade de buscar novos horizontes e perspectivas e, sobretudo, representa fonte geradora de novas relações na sociedade que reflete diretamente em sua economia, lazer e cultura. Enfim, cria um novo mapa dentro da cidade, revelando, por todos os lados a sua influência e cumplicidade com a população, para que adultos e crianças tenham um espaço adequado para a prática esportiva e não precisarão usar as quadras de outros colégios, nem ter que realizar atividades físicas nas próprias salas de aula, no pátio da escola ou no meio da rua. (Por Athylla Borborema).

Além disso, verifique

acad7-1200x545_c

Academia Teixeirense de Letras celebra os 170 anos de Castro Alves e premia melhores poetas e cronistas em sessão solene memorável

A aTL – Academia Teixeirense de Letras celebrou o 170º aniversário de nascimento de Castro …

Comentários no Facebook