quinta-feira , 23 março 2017

GABINETE DO GOVERNADOR RESPONDE PRESIDENTE ZÉ DO BOI SOBRE PEDIDO DE AJUDA PARA A FESTA DO PEROÁ

peroa zePara não correr o risco de novamente não acontecer a Festa do Peroá, entre final de junho e início de julho deste ano, como em 2015, o presidente da Câmara, José Mendes Fontoura – Zé do Boi – encaminhou documento ao governador Rui Costa, com data de 31/03, no qual solicitou a participação de Mucuri no projeto “São João da Bahia” deste ano. O projeto refere-se à concessão de apoio financeiro aos municípios na promoção de festas juninas.

No ofício, Zé do Boi argumentou em nome de todos os Vereadores e do povo de Mucuri, para que o governador garanta a participação do Município no projeto “São João da Bahia”, que é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).

RESPOSTA VEIO EM UMA SEMANA

Sem demora, ofício assinado por Paulo Vital, coordenador da assessoria técnica do governador, assinado dia 08/04 em Salvador, chegou nesta terça-feira (12) às mãos de Zé do Boi. No documento, ele orienta para que seja aguardada a publicação do edital referente aos festejos juninos, já em fase de elaboração pela Bahiatursa.

O assessor do governador Rui Costa esclarece que, somente depois do edital publicado, o Município poderá se habilitar a requerer os recursos.

A FESTA DO PEROÁ PRECISA ACONTECER EM 2016

Zé do Boi reconhece que dificuldades financeiras de toda ordem prejudicaram em muito os festejos juninos nas várias cidades baianas, inclusive Mucuri, que tem forte tradição cultural e religiosa e nunca deixou de realizar, todos os anos, a “Festa do Peroá”, que inclui a Festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores, categoria profissional emblemática do nosso Município.

Ano passado, o Governo da Bahia decidiu conceder apoio financeiro para as comemorações de Santo Antônio, São João e São Pedro nas cidades. A Bahiatursa, então, selecionou mais de 100 cidades para o projeto “São João da Bahia”. Os valores para cada local variaram de R$ 20 mil a R$ 100 mil. Devido ao projeto, a diversão dos moradores das cidades e dos turistas foi garantida em Salvador e em mais 109 municípios. Lamentavelmente, Mucuri ficou de fora.

No extremo sul, cidades como Alcobaça, Belmonte, Medeiros Neto e Vereda foram contempladas, e até mesmo municípios com receitas expressivas, como Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista, só para citar alguns, foram selecionados. Entre os shows programados, nomes como Sarajane e Banda Flor de Canela, Elba Ramalho, Daniel, Mastruz com Leite, Aviões do Forró, Limão com Mel e outros.

“Agora, faltando ainda três meses para os festejos, decidimos apelar diretamente ao governador, para que Mucuri não fique de fora do grupo de cidades contempladas para os festejos juninos deste ano”, disse o presidente da Câmara, reforçando: “Afinal de contas, a arte, a cultura e as tradições de um povo precisam ser respeitadas e mantidas com imprescindível apoio do poder público. Diante das dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, e com a predisposição do governo estadual de fazer a sua parte, é que formalizamos a solicitação”.

Além disso, verifique

reud-1200x545_c

Vereadores pedem esclarecimentos à Suzano sobre contratação de mão de obra local

Preocupado com o alto índice de desemprego e atendendo a um recorrente questionamento da população …

Comentários no Facebook