terça-feira , 17 janeiro 2017

São Mateus: Alunos da EMEF Km 35 participarão de revezamento da Tocha Olímpica

tocha-olímpica-rio-2016Os estudantes Diogo Borges do Nascimento e Anaisa Negris, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Km 35, carregarão a Tocha Olímpica quando o revezamento passar por São Mateus, no dia 18 de maio. O Brasil sediará os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados na América do Sul, tendo como sede a Cidade do Rio de Janeiro. Os eventos acontecerão de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, respectivamente.

Os dois estudantes foram escolhidos após vencerem concurso de redação dentro da escola com o tema O Brasil e os Jogos Olímpicos. A EMEF Km 35 foi escolhida pelo Ministério da Educação em razão do esforço de melhoria da qualidade da educação, comprovada pelos indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O diretor da EMEF Km 35, Gilvan Marroch, destaca o empenho de Diogo e Anaisa, ressaltando a dedicação dos dois aos estudos. Ele considera que a escolha pelo MEC é de grande significado para a escola: “Representa muito, pois é uma comunidade campesina e que enfrenta grandes dificuldades, fazendo até com que as pessoas duvidem do potencial. Esta conquista reacende os sonhos de um povo sofrido, incentiva o desejo de voltar aos estudos e de querer crescer. Para nós, funcionários da EMEF Km 35, fortalece a certeza de um trabalho sério que já é realizado e nos estimula a continuar neste caminho”.

Gilvan explica que, após compartilhar a notícia com a equipe escolar, divulgou aos alunos, ressaltando o privilégio de conduzir a Chama Olímpica e a responsabilidade de representar o Município, não somente a escola. Sobre a escolha dos dois estudantes, o diretor detalha que os professores de todas disciplinas contribuíram com a realização do concurso, principalmente estimulando os estudantes. “Os alunos escreverem os textos, uma comissão avaliou e escolheu os nove melhores. Os textos classificados foram apreciados pela comissão da escola, juntamente com uma comissão formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação” – explica.

Ainda comemorando a escolha da EMEF Km 35, Gilvan reforça que a escola foi selecionada pelo MEC pela seriedade do trabalho da equipe escolar: “Isso demostra que não apenas estamos no caminho certo, como também temos sido fiéis aos resultados apresentados. A nossa escola foi escolhida pelo mérito de todos os profissionais que aqui trabalham. Sendo integrante deste grupo, me sinto reconhecido pela escolha”.

O diretor acrescenta que o fato de ser uma escola do Campo torna a escolha ainda mais significativa: “Alguns acreditam que no interior o desempenho é menor. Esta conquista mostrou que isto é mito. Demonstrou também que somos capazes de conquistar coisas grandiosas”. Ele agradeceu a toda equipe gestora, aos profissionais da escola e “aos pais por confiarem no nosso trabalho”.

Diogo e Anaisa aguardam ansiosos o momento de carregarem a TochaDiogo e Anaisa 001Os estudantes da EMEF Km 35 Diogo Borges do Nascimento e Anaisa Negris aguardam ansiosos o momento de participarem do revezamento da Tocha Olímpica. Amantes dos esportes e craques na escola, os dois venceram o concurso interno de redações e terão a responsabilidade de participar da condução da Chama Olímpica em São Mateus, no dia 18 de maio.Anaisa Negris 001Anaisa Negris tem 12 anos e estuda no 7º ano B. Residente em Nova Aimorés, ela pratica futebol e handebol, mas não pretende seguir a carreira esportiva: o sonho dela é ser médica. Ela diz estar honrada com a oportunidade. “Acredito que a tarefa de carregar a Tocha não será fácil, mas me preparo todos os dias para fazer bonito. Eu me sinto muito alegre. Poder representar minha escola, meus colegas e o meu lugar me faz sentir muito feliz” – comemora, acrescentando que estudar é sua paixão. Suas matérias preferidas são Ciências e Matemática.Diogo Borges 01Diogo Borges do Nascimento também tem 12 anos e frequenta o 7º ano B. Admitindo ser um pouco tímido, ele revela que, na sua preparação, vai colocar uma música e treinar na frente do espelho como se estivesse carregando a Tocha com muitas pessoas aplaudindo. Residente em Nova Aimorés, ele diz gostar de ciclismo, mas sonha em ser veterinário. “Gostaria de ter uma fazenda e investir em criação de coelhos” – revela o menino, justificando que a matéria que mais gosta é Ciências pelo estudo dos animais. Sobre a Chama Olímpica, Diogo considera a oportunidade maravilhosa: “Me sinto importante por saber que este momento acontecerá só uma vez na minha geração. Eu vou carregar a Tocha Olímpica aqui em São Mateus e isso é maravilhoso”.

Além de São Mateus, outras 9 cidades capixabas também receberão a visita da Tocha. Em São Mateus, serão 47 pessoas que terão a honra de conduzir a Tocha. Antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Chama Olímpica viajará todo o Brasil por cerca de 90 dias passando por 335 cidades. A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade.

Passagem da Tocha Olímpica por São Mateus será no dia 18

A Tocha Olímpica passará por São Mateus no dia 18 de maio. O prefeito Amadeu enfatizou que a passagem da Tocha é momento histórico, que será acompanhado por municípios vizinhos, várias outras partes do Brasil e do mundo.

No dia 18, após as 6h, não poderá haver veículos estacionados pelas vias por onde a Chama Olímpica passará. O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Frank Cardoso, informou que o comboio olímpico chegará a São Mateus no dia 18, às 17h30, seguindo para Guriri. O início do revezamento acontecerá próximo ao Posto Ale (em Guriri), por volta das 18h45, seguindo até a Capelinha, com 11 pessoas participando do revezamento. Saindo dali, o comboio seguirá para o Centro de Vivência Amélia Boroto.

Já na Cidade serão 36 condutores do Fogo Olímpico. O trajeto será: Avenida Monsenhor Guilherme Schmitz, Rua Coronel Mateus Cunha (até o Mercado Municipal Wilson Gomes), Avenida Jones dos Santos Neves, retorno à Avenida Monsenhor Guilherme Schmitz, Alameda Raimundo Guilherme Sobrinho, Avenida José Tozze, Avenida João XXIII, Rua Dr. Arlindo Sodré, Rua Constantino Cunha e descida de escadaria para o Sítio Histórico Porto de São Mateus. O ponto final será o Monumento Igreja Velha, onde haverá palco montado para as apresentações esportivas e culturais até as 23h.

“Teremos a grande oportunidade de celebrar em nossa Cidade a alegria, a confraternização entre os povos, que é o significado dos Jogos Olímpicos. Será uma grande honra para nós recebermos o revezamento da Tocha” – disse o prefeito Amadeu Boroto. A Tocha Olímpica sai de São Mateus às 6h20 do dia 19 com destino a Teixeira de Freitas (BA).

Além disso, verifique

vereador-preso

Preso e algemado, vereador reeleito toma posse em Minas Gerais

Algemado e com o uniforme do sistema prisional, o vereador Ronilson Marcílio Alves (PTB), de …

Comentários no Facebook