quarta-feira , 29 março 2017

Pedro Canário espalha predador para eliminar mosquito da dengue e zika na cidade

1_notonecta_maculata01-4227540Após identificar um inseto predador das larvas do mosquito Aedes aegypti, o município de Pedro Canário, colocou em prática há alguns meses um projeto piloto de combate ao transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. A descoberta foi feita após ser identificado que regiões com alta incidência de insetos da família Notonectidae, não apresentavam tantas larvas do Aedes.
A partir daí, segundo o prefeito da cidade, Antônio Wilson Fiorot, uma metodologia foi estruturada com apoio de pesquisadores de uma universidade particular do Espírito Santo para compreender a ação do inseto do meio ambiente.
Os primeiros resultados mostram que o predador é adaptável e apresenta características importantes como boca mais alargadas e patas mais resistentes. “Ele mudou, pois tinha apenas vida silvestre. Mas veio para vida urbana predar a larva do Aedes Aegypti, o que foi uma compensação”, explicou o prefeito.
Infestação reduzida
De acordo com Fiorot, a espécie predadora já está sendo utilizada em algumas regiões da cidade. Na zona rural, por exemplo, onde os bebedouros dos animais acabavam se transformando em criadouros do Aedes, a medida teve efeito positivo e a infestação foi reduzida consideravelmente.
Os dados divulgados no último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), mostram que Pedro Canário está entre as cidades capixabas que apresentam baixa incidência de doenças causadas pelo Aedes Aegypti nas últimas quatro semanas.
Notonectidae é uma família de insetos aquáticos em ordem Hemiptera, muito comum no Reino Unido, onde é conhecido como o maior barqueiro. Os resultados preliminares do projeto piloto desenvolvido em Pedro Canário serão apresentado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), no início de março deste ano. A proposta é que a medida seja testada em outras regiões do estado.

Fonte: Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

Além disso, verifique

terrid4-1200x545_c

Secretário de Desenvolvimento Rural se reúne com gestores municipais em Teixeira de Freitas

Na manhã desta quarta-feira (22/03), o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, …

Comentários no Facebook