segunda-feira , 16 janeiro 2017

Mais de 140 caranguejos em período de defeso são recolhidos em São Mateus e Vitória

caranguejo-gurigica-2Foram recolhidas 146 unidades de caranguejo-uçá (Ucides cordatus) em situação irregular durante o segundo período de andada do crustáceo neste fim de semana, pela Polícia Militar Ambiental (BPMA).

As apreensões ocorreram em Vitória e São Mateus, e são resultado das fiscalizações em repressão a captura, comércio e transporte ilegal de caranguejo-uçá durante o período de andada. Um homem foi detido por crime ambiental.

No sábado (13) as ações se concentraram na região da Grande Vitoria e no Norte do estado, vistoriando bairros de Vila Velha (Ilha dos Aires), Vitória (Joana D’arc, Jabour, Goiabeiras, Santo Antonio), Serra (Jacaraípe) e São Mateus (Pedra D’agua).

Em São Mateus, durante um ponto de bloqueio na estrada que liga a BR 101 a localidade de Pedra D’agua, na zona rural do município, os policiais avistaram um homem pilotando uma motocicleta com uma caixa plástica presa à garupa. Após abordagem, policiais encontraram 74 unidades de caranguejo-uçá, um peixe e 10 metros de rede de pesca. O cidadão foi conduzido à Delegacia de Polícia de São Mateus por estar transportando o crustáceo durante período proibido.

Vitória

Já na manhã deste domingo (14), uma guarnição fiscalizava uma feira livre no bairro Gurigica, em Vitória, quando localizou uma caixa plástica abandonada contendo 72 unidades de caranguejos-uçá, mas o responsável pelos animais não foi identificado. Os crustáceos foram recolhidos e devolvidos ao habitat natural no manguezal próximo a UFES.

A Polícia Ambiental ressalta que, conforme a Portaria nº001-R de 2016 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), durante o período de andada é proibido o comércio, o transporte, o confinamento em cativeiro, o estoque, a industrialização e o beneficiamento de caranguejo-uçá, mesmo que o animal tenha origem em outro estado ou país.

Aquele que desobedecer às determinações estabelecidas na portaria será responsabilizado por crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605 de 1998 (Lei dos Crimes Ambientais). A pena prevista é a de detenção de um a três anos e multa.

Períodos de andada do Caranguejo-uçá em 2016

1º período (janeiro): de 25/01 a 31/01;
2º período (fevereiro): de 09/02 a 15/02 e de 23/02 a 29/02;
3º período (março): de 10/03 a 16/03 e 24/03 a 30/03;
4º período (abril): 08/04 a 14/04 e 23/04 a 29/04.

Além disso, verifique

vereador-preso

Preso e algemado, vereador reeleito toma posse em Minas Gerais

Algemado e com o uniforme do sistema prisional, o vereador Ronilson Marcílio Alves (PTB), de …

Comentários no Facebook