Praia da Barra Velha: Praia praticamente virgem, que apresenta um cenário paradisíaco. Suas águas mansas e cristalinas são ótimas para a prática de inúmeros esportes náuticos. Por ser praticamente deserta, muitos visitantes praticam o nudismo em uma boa faixa de suas areias alvas. Sua natureza exuberante formada por manguezais, restingas e Mata Atlântica, a ilha fica separada da cidade por meio dos lagos formados pelo Rio Peruípe. Na sua face sul, a paisagem muda um pouco, com a ocorrência de vastos manguezais.Foto-061Praia de Lugar Comum: Entre as mais procuradas do município, esta praia apresenta um mar de águas propícias para banho, em todos os períodos das marés. As areias largas, com búzios e alguns coqueiros ao fundo, contam com a presença de diversas barracas equipadas, que costumam funcionar, inclusive, durante a noite nas altas-estações.

Praia do Pontal: Durante a maré baixa surgem extensos bancos de areia separados por lagoas naturais. A Praia do Pontal apresenta um mar bastante calmo, mesclando em sua paisagem, coqueirais e areias bem alvas. Algumas frutas típicas crescem em abundancia no local, como pitanga e caju. O lugar conta com muitas barracas de praia, que proporcionam conforto aos visitantes, com banhos de água doce e deliciosos pratos regionais.

Praia de Sabacuí: Sua face norte está entre os maiores points da cidade, oferecendo boa infra-estrutura turística, com hotel fazenda, bares, restaurantes e um pequeno parque aquático. Ao sul, é quase deserta, com a presença de poucas casas de pescadores. Em toda a sua extensão, apresenta águas tranquilas em qualquer fase da maré.

Praia do Pau Fincado: O seu mar de águas mornas e calmas proporciona banhos relaxantes em qualquer período das marés. Suas areias planas se distribuem por uma longa extensão, e têm instalado inúmeros quiosques que servem deliciosos pescados. Com uma boa infra-estrutura, o local ainda oferece belos artesanatos em madeira.

Praia da Costa do Atlântico: Suas águas possuem características diferentes em relação às da região, apresentando ondas fortes, principalmente durante a maré cheia. O local ainda é um bom pesqueiro de robalos e camarão, fato que trouxe para as suas redondezas apenas algumas casas de pescadores. Suas areias desertas são perfeitas para longas caminhadas, quando é possível contemplar a vegetação, que mistura restinga e mata nativa.

Ilha de Coroa Vermelha: Com extenso litoral e belas praias de acesso fácil, o município é muito procurado por turistas no verão. A pequena Ilha de Coroa Vermelha, localizada a menos de 22 km de Nova Viçosa, é outro ponto turístico de destaque. Formada por corais, a ilha conta com piscinas naturais e uma rica fauna e flora marinha, a ilha é muito boa para o mergulho livre. (Por Athylla Borborema)