terça-feira , 23 maio 2017

Bebê nasce com dois dentes em Colatina no ES

bb-4131319Já ouviu o ditado “filho de peixe, peixinho é”? Ele pode ser aplicado a um bebê de Marilândia, Noroeste do Estado, que, assim como a mãe, nasceu com uma característica pouco comum: dois dentes na parte inferior da boca. Rafaela de Oliveira Alanda nasceu no Hospital São José em Colatina. no dia 8 de janeiro, com 2,5 quilos. O caso acontece em um a cada três mil bebês.
Segundo o pediatra e intensivista Rafael Teixeira Ribeiro, que fez o parto da criança, o caso é raro, mas não afeta no desenvolvimento. Os médicos ainda não fizeram um raio-x para saber se os dentes serão retirados ou não.
“Precisamos ver se o dente pode gerar alguma consequência, como atrapalhar na amamentação, no ganho de peso e, consequentemente, no desenvolvimento da criança, caso não aconteça ele pode permanecer normalmente na boca”, comenta.
O pediatra também explica que o dente pode ser de leite ou não. “Em alguns casos nasce este dente antes do próprio dente de leite. Em relação aos outros que irão nascer, eles não atrapalham a formação”, explica.
Reação
A mãe, Luci Maria de Rodrigues, de 26 anos, conta que quando viu não se assustou, porque a mesma coisa havia acontecido com ela. “Foi eu que mostrei para o médico, nem fiquei assustada, mas a minha irmã na hora ficou surpresa”, confessa.
Para a jovem, pode não ter sido novidade, mas por onde a Rafaela passa chama a atenção. “As pessoas olham, algumas têm medo, outras acham uma gracinha e tem as que ficam surpresas, as reações são diversas no início”.
A mãe também se preocupou em levar Rafaela ao dentista. “Ele apenas ensinou a limpar e fazer a higienização diariamente, nada mais”, disse.
Caso raro
O pediatra explica que em Colatina houve um caso parecido em 2015, mas registros como este acontecem em um bebê a cada 3 mil. “Na maioria das vezes, 95% é o próprio dente de leite que nasce, sendo que em 85% dos casos o dente nasce na parte inferior. No entanto, o mais comum é que o primeiro dentinho nasça por volta dos seis meses, que é também o momento que a dieta começa a incluir alimentos sólidos”, conclui o médico.

Além disso, verifique

murilo prefeito de Ponto Belo

Ministério Público arquiva investigação contra prefeito de Ponto Belo

O Ministério Público Estadual (MPES) determinou o arquivamento de um procedimento contra o prefeito de …

Comentários no Facebook