domingo , 28 maio 2017

Médico prefeito de Pedro Canario acredita ter descoberto predador do Aedes aegypti

FiorotO médico capixaba Antonio Wilson Fiorot acredita que conseguiu identificar um predador para o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (23), em conversa com o deputado Doutor Hércules (PMDB), presidente da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa do Estado (Ales). De acordo com o deputado, a pesquisa revelou a existência de outro mosquito, Notonectidae, que se alimenta de larvas do Aedes aegypti.

A descoberta contou com a ajuda do Centro de Pesquisa da Emescam e da Secretaria de Saúde (Sesa). Hércules explicou que foi observada uma piscina com água parada e lodo, ambiente propício ao mosquito. Segundo ele,  não havia larvas do Aedes aegypti, mas somente do Notonectidae.

“O médico viu que não havia o mosquito Aedes na piscina, que não tinha recebido o tratamento com o controle das larvas. Separaram-se os mosquitos e os alimentaram com larvas do Aedes aegypti. Um dos mosquitos atacou. Alimentou-se de algumas larvas e eliminou outras”, explicou.

De acordo com Hércules, ainda não se sabe o ciclo biológico do mosquito. A pesquisa vai passar por outras fases, entre elas, exames laboratoriais para comprovar a existência das larvas no estômago do predador.

Na última terça-feira (22), as informações foram apresentadas na Comissão de Saúde da Ales. “Os pesquisadores colocaram o mosquito dentro de uma taça e mostraram como ele ataca a larva. Vários pesquisadores e estudiosos participaram da demonstração. Demos o nome para esta descoberta de “Guerra Biológica”, afirmou.

Antonio Wilson Fiorot é prefeito de Pedro Canario no norte do Espirito Santo, já na divisa com o estado da Bahia

Além disso, verifique

hartung-5123762

Foto de Hartung em Paris repercute nas redes sociais: é verdade?

O dia da Colonização do Solo Espírito-Santense não foi animado apenas em Vila Velha. Na …

Comentários no Facebook