segunda-feira , 27 março 2017

Em 3 dias Lama avança e dobra de tamanho no mar

lama aumentaA lama que cortou o Rio Doce – após o rompimento de duas barragens na cidade mineira de Mariana – e que alcançou o mar a partir da cidade de Regência, em Linhares, dobrou de tamanho nos últimos três dias.
As informações são da Samarco, empresa responsável pelos rejeitos que provocaram o que já é considerado o maior desastre ambiental do país.
Em seu boletim de informações, divulgado na tarde desta segunda-feira (30), a empresa informa que a lama alcança uma área de 73 km2 e que está rumando para o Sul e Sudoeste do Estado.
No último sábado a empresa divulgou que após o sobrevoo realizado na sexta-feira, a mancha estava bem menor, com 26,7 km2, e seguia para o Norte do Estado. Os dados foram coletados por “uma empresa especializada em aerolevantamento e georreferenciamento contratada pela Samarco”, segundo o boletim.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) não confirmou as informações. O último sobrevoo realizado pelo órgão foi na última quinta-feira, segundo sua assessoria de imprensa. E não divulgaram a área ocupada pela lama, apenas a direção do percurso que atingia o litoral e em direção ao mar.
Outro exemplo veio da divulgação, pelo Tamar, de que a mancha já teria atingido o litoral de Aracruz, no domingo, o que não foi confirmado pela prefeitura da cidade.
São por esses desencontros que ontem foi realizada uma reunião entre todos os órgão públicos – Iema, Ibama, ICMBIO, Projeto Tamar –, com a presença dos representantes da Samarco.
De acordo com a assessoria do Ibama, as divergências aconteciam porque os métodos de avaliação da dispersão da lama eram distintos. O que deverá mudar, acrescentou, a partir de hoje, quando todos deverão fazer o monitoramento por observação, em sobrevoos na área atingida pela lama, com medições por GPS.
Duas equipes farão os sobrevoos, duas vezes por dia, em direções diferentes. Não há um cronograma de quem fará o monitoramento. Segundo o Ibama, é a partir das informações que coletam que checam as informações fornecidas pela Samarco.

Além disso, verifique

abrolhos

Em Abrolhos, turista encontra vasta diversidade de peixes, algas e corais

Do rio Caravelas, no extremo sul da Bahia, parte o catamarã rumo ao arquipélago de …

Comentários no Facebook