sábado , 27 maio 2017

Itabatan: PSF 005 finaliza semana de palestras em alusão a campanha do outubro rosa

psf00506Na tarde desta quinta-feira 29 de outubro de 2015, a equipe do PSF 005 que fica no bairro gazinelândia no distrito de Itabatan, município de Mucuri.

Durante toda a semana o PSF recebeu as mulheres moradora na área de atuação  da unidade de saúde, realizou palestras orientando as mulheres e destacando a importância da prevenção.psf00503A reportagem do Radar 101 conversou com Indira Veloso, enfermeira e coordenadora do PSF, a qual disse se um momento especial por estar encerrando com chave de ouro essa semana de trabalho com a campanha outubro rosa. Indira parabenizou toda sua equipe pela dedicação e destacou a importância da prevenção.

Várias mulheres estiveram presentes acompanhando as diversas palestrantes que passaram pela unidade de suade durante essa semana, como enfermeira, advogada, fisioterapeuta e psicóloga.psf005 02O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.psf005 01

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo);

Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

Saída espontânea de líquido dos mamilos

Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como:

Praticar atividade física;

Alimentar-se de forma saudável;

Manter o peso corporal adequado;

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

Amamentar

Por Bruno Silva

Além disso, verifique

hartung-5123762

Foto de Hartung em Paris repercute nas redes sociais: é verdade?

O dia da Colonização do Solo Espírito-Santense não foi animado apenas em Vila Velha. Na …

Comentários no Facebook