domingo , 28 maio 2017

Prefeitura desmente boatos sobre roubo de uniformes de agentes da dengue que rolaram nas redes sociais

agentes de combate à dengue
agentes de combate à dengue

Uma mensagem tem circulado pelas redes sociais alertando as pessoas para tomarem cuidado com falsos agentes da dengue. Na mensagem uma pessoa relata o roubo de uniformes e materiais dos agentes deVitória. Na tarde desta quarta-feira (09), a Prefeitura de Vitória (PMV) desmentiu o boato.

De acordo com o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), responsável pelas equipes de endemias, não ocorreu furto ou roubo que justificasse o conteúdo das mensagens. A Polícia Militar do Estado já está ciente do fato e está tomando as providências para investigar a origem do texto.

O trabalho dos agentes de combate às endemias é muito importante para o controle e combate dos mosquitos da dengue. Eles realizam inspeções criteriosas em depósitos, terrenos baldios, caixas d’água, calhas, telhados e no interior das residências.

Além disso, aplicam larvicidas e inseticidas quando necessário e orientam a população a respeito da prevenção e controle de doenças como dengue, chagas, leptospirose e raiva.

Identificação

Ao receber um agente de combate às endemias, o morador deve observar algumas particularidades. O agente da Prefeitura de Vitória deve se apresentar com uniforme nas cores azul e cinza, portando crachá de identificação como servidor da Semus e bolsa com material de campo.

Visita

Nas casas, a visita deve ser realizada inicialmente pela parte dos fundos do quintal, vistoriando detalhadamente todos os espaços, inclusive calhas, árvores e muros, dando maior atenção aos reservatórios de água. No decorrer da visita, juntamente com o responsável pelo imóvel, o agente deve orientar e avaliar as situações de risco, remanejando e eliminando os recipientes que possam acumular água e ou que não tenham utilidade. O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados.

Na parte interna do imóvel, o agente deve ir a todos os cômodos, sempre em companhia do responsável, orientando sobre medidas preventivas. Em caso de algum familiar apresentar sintomas da doença, o agente irá orientar sobre a necessidade de buscar atendimento médico em uma unidade de saúde.

Ainda no imóvel, o agente deve registrar os dados da visita nos formulários de campo, bem como assinar a ficha de visita domiciliar que usualmente está afixada atrás da porta da cozinha ou banheiro.

Além disso, verifique

hartung-5123762

Foto de Hartung em Paris repercute nas redes sociais: é verdade?

O dia da Colonização do Solo Espírito-Santense não foi animado apenas em Vila Velha. Na …

Comentários no Facebook