sábado , 25 março 2017

POTENCIALIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA ABELHA É TEMA DE EXPEDIENTE ENTRE ZÉ DO BOI E PREFEITO PAULINHO

abelhaDepois de várias proposições relativas ao assunto apresentadas pelo vereador Jair Gustavo Bittencourt Garcia, todas aprovadas na Câmara, o presidente José Mendes Fontoura – Zé do Boi – resolveu encaminhar oficio ao prefeito Paulo Griffo nesta quinta-feira (10), no qual chama atenção para a necessidade de fortalecimento de parceria com o Governo do Estado para potencialização da cadeia produtiva da abelha.

“Esta Casa Legislativa tem manifestado sua preocupação em relação ao assunto, sobretudo com base nas várias proposições assinadas pelo Vereador Jair Gustavo Bittencourt Garcia, presidente da Comissão de Agricultura, Obras e Serviços Públicos, e demais colegas, todas aprovadas em Plenário”, explicou o presidente.

O ofício também é baseado nas últimas pesquisas produzidas no Laboratório de Abelhas (Labe), do Centro Tecnológico da Agropecuária do Estado da Bahia (Cetab), que potencializam a cadeia produtiva do mel no estado, evidenciando a forte tendência para agroindustrialização dos produtos das abelhas e a ampla receptividade no mercado.

Esses produtos são de origem natural e extremamente nutritivos, a exemplo do pólen de abelhas, que possui grande concentração de proteína, com potencial para ser utilizado pela indústria de suplementação alimentar. Os estudos com o mel, o pólen, o própolis e o extrato de própolis comprovam diversas propriedades farmacológicas, atraindo também a atenção de indústrias como as de medicamentos e cosméticos.

Zé do Boi destaca que “Mucuri já faz parte da rede de municípios que desenvolvem a apicultura e, com certeza, somos parte integrante desse potencial que a Bahia tem para produzir em larga escala todos os produtos das abelhas, porque possui mercado e demandas que emergem das indústrias”.

Ele diz que a Câmara Municipal está à inteira disposição do Executivo para quaisquer informações adicionais, já que o vereador Jair Gustavo acompanha com especial interesse o desenrolar dos trabalhos no campo da apicultura.

 

Além disso, verifique

reud-1200x545_c

Vereadores pedem esclarecimentos à Suzano sobre contratação de mão de obra local

Preocupado com o alto índice de desemprego e atendendo a um recorrente questionamento da população …

Comentários no Facebook