segunda-feira , 22 maio 2017

Oficinas para discutir a criação do conselho gestor da APA de Costa Dourada acontece nesta quarta e quinta-feira na comunidade

APAComeçou na manhã desta quarta-feira, as oficinas para discutir a criação do conselho gestor da área de proteção ambiental (APA). As oficinas aconteceram durante todo dia desta quarta-feira 16 de setembro de 2015 e continua durante o dia da quinta-feira também.

A iniciativa é da prefeitura de Mucuri através da secretaria de meio ambiente, estiveram presente representantes da fibria, representantes de associações da região de Costa Dourada e de Cruzelândia, Capitão Silvio Nunes comandante da companhia independente de Itabatan, André Tebaldi secretario de meio ambiente de Conceição Da Barra, município do norte capixaba que faz divisa com Costa Dourada, Gabriel Resende gestor da reserva do córrego do rio grande, vereador Beto Borges, além da secretaria de meio ambiente de Mucuri Renata Mendes e de moradores da região.

A criação do conselho gestor está sendo coordenado pelo Gabriel Resende, que destacou a importância da participação da comunidade na criação do conselho gestor da APA.

O secretario de meio ambiente e desenvolvimento de Conceição Da Barra Andre Luiz Campos Tebaldi, se colocou à disposição na elaboração e criação do conselho, Tebaldi tem uma vasta experiência nesse tipo de projeto.

O vereador Beto Borges destacou a importância que esse conselho vai ter para a comunidade daquela região, Beto e presidente da comissão de meio ambiente da câmara municipal de Mucuri. APA01Para Renata Mendes secretaria de meio ambiente de Mucuri esse foi um grande avanço, já que a APA existe desde do ano de 1999, porém sem conselho Gestor. Renata disse está muito feliz em participar da criação do conselho e se colocou a disposição para visitar cada comunidade para esclarecer o que de fato é uma APA, pois segundo disse alguns moradores presentes a maioria das pessoas que residem naquela região não sabe o que é uma APA. A secretaria ainda aproveitou para agradecer o prefeito Paulinho De Tixa, a comunidade da região de Costa Dourada e todos que estão participando da criação do conselho gestor da APA de Costa Dourada.

O que é APA?

Unidade de conservação destinada a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, para a melhoria da qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.

O objetivo primordial de uma APA é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, orientando o desenvolvimento, adequando as várias atividades humanas às características ambientais da área.

Podem ser estabelecidas em áreas de domínio público e/ou privado, pela União, estados ou municípios, não sendo necessária a desapropriação das terras. No entanto, as atividades e usos desenvolvidos estão sujeitos a um disciplinamento específico.

Podem abranger em seu interior outras unidades de conservação, bem como ecossistemas urbanos, e propiciar experimentação de novas técnicas e atitudes que permitam conciliar o uso da terra e o desenvolvimento regional com a manutenção dos processos ecológicos essenciais. Toda APA deve ter zona de conservação de vida silvestre (ZVS), onde será regulado ou proibido o uso dos sistemas naturais.

É uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. As condições para a realização de pesquisa científica e visitação pública nas áreas sob domínio público serão estabelecidas pelo órgão gestor da unidade. ¹

As APAs constituem uma importante categoria de unidade de conservação, apesar da complexidade das relações políticas, econômicas e sociais presentes nas áreas, que podem abranger mais de um município. O Projeto² identificou que as APAs podem se tornar importantes instrumentos de planejamento regional, integrando as populações e as técnicas adequadas de manejo, independentemente de limites geográficos dos municípios, promovendo um novo estilo de desenvolvimento.

Por Bruno Silva

Além disso, verifique

camid-1200x545_c

Família procura caminhoneiro de Posto da Mata que saiu pra entregar carga no Rio e desapareceu

Neste domingo, dia 21 de maio, a redação do Teixeira News recebeu uma solicitação de …

Comentários no Facebook