domingo , 28 maio 2017

Primeiro Festival e Workshop internacional de capoeira é realizado em Nova Viçosa

workd1-600x330Mestres, contramestres, alunos e admiradores da arte da Capoeira participaram do primeiro Festival e Worshop de Capoeira da Escola de Capoeira Art Bahia, neste sábado, vinte junho, na quadra do Colégio Raul Gazzineli, na sede de Nova Viçosa.

Com programação iniciada às 16 horas, os grupos vindos de diversas localidades da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e até de outros países, participaram das aulas de zumba, dança afro, maculelê, do worksp e das rodas de capoeira, ao lado de renomeados mestres. O Festival e Workshop Internacional de Capoeira foi idealizado e realizado pela Escola de CapeiraArt Bahia, coordenada pelo mestre Regi, do distrito de Helvécia, por meio do projeto Art em Ação, apoiado pela Fíbria Celulose e pela Vototantim.workd Com o financiamento do projeto pelas empresas, a escola Art Bahia, atua como agente multiplicador, levando aulas de capoeira e acompanhamento do desempenho escolar a cerca de 400 jovens e crianças do município de Nova Viçosa.

Participaram do evento como convidados especiais, além dos mestres Alegria, Saruê, Nelsinho, contramestre Jorge e vários outros da região. Estiveram presentes representantes do Quilombo do Queimado, de Vitória-ES e o mestre Jamaica, radicado há 16 anos nos Estado Unidos, onde sempre viveu do trabalho com a arte da Capoeira, já tendo trabalhado, inclusive, com universidades americanas.

O programa de formação de mestres de Capoeira desenvolvido por Jamaica em território americano inclui domínio da língua portuguesa e viagens ao Brasil. “A Capoeira é uma arte genuinamente brasileira, para o estrangeiro se tornar um professor dessa arte, é necessário esse contato direto com nossa língua, nosso povo, beber na fonte” disse o mestre Jamaica à nossa reportagem.

Para esse evento vieram com ele 07 alunos dos Estados Unidos e 01 de Trinidad e Tobago, onde ele mantém um núcleo de ensino. Para o mestre Regi, idealizador e organizador o festiva e workshop de Capoeira, o encontro cumpriu o seu papel. “Queremos levar a nossa arte a todos os cantos do mundo, mostrar para os nossos jovens e para os administradores públicos o que ela (a arte) pode nos oferecer.workd2Através da Capoeira levamos uma mensagem de fé e esperança às pessoas, às famílias que permitem que seus filhos participem das nossas aulas. Por isso agradeço aos nossos patrocinadores e a todos aquele que dão acreditam e dão espaço à nossa arte”, disse o professor de capoeira.

O evento se estendeu até por volta das 21 horas, da chuvosa noite de sábado em Nova Viçosa. Ao final, foi oferecido um jantar de confraternização a todos os participantes do evento. (Por Rubens Floriano)fibria votoran fibria fibria

 

Além disso, verifique

hartung-5123762

Foto de Hartung em Paris repercute nas redes sociais: é verdade?

O dia da Colonização do Solo Espírito-Santense não foi animado apenas em Vila Velha. Na …

Comentários no Facebook