domingo , 26 março 2017

Suzano e Junior Achievement levam empreendedorismo com responsabilidade socioambiental para as salas de aula

Suzano10O Projeto Nacional Suzano, uma parceria iniciada em 2009 entre a Junior Achievement e a Suzano Papel e Celulose, beneficiará neste ano cerca de 550 estudantes de escolas públicas localizadas em municípios onde a empresa possui operações nos Estados de São Paulo, Bahia e Maranhão.

Desde o início da parceria, mais de 3 mil estudantes já foram beneficiados pelo programa que, por meio de voluntários, oferece aos estudantes a experiência prática em áreas como economia e negócios, abordando temas como sustentabilidade, empreendedorismo, importância dos estudos para a vida profissional e da qualificação para inserção no mercado de trabalho.

Dentre a programação do Projeto Nacional Suzano, vale destacar os projetos As Vantagens de Permanecer na Escola, Miniempresa, Habilidades para o Sucesso e Atitude Pelo Planeta. Ao longo deste ano, cerca de 100 voluntários devem participar da aplicação dos programas.

“O envolvimento dos colaboradores e de seus familiares é fundamental para o sucesso e fortalecimento da parceria. De forma voluntária, eles entram em sala de aula e dedicam parte do seu tempo à aplicação dos programas. Eles são peças essenciais para transformar e plantar a semente do empreendedorismo em cada jovem”, afirma Carlos Alberto Griner, Diretor Executivo de Recursos Humanos da Suzano Papel e Celulose.

Em 2014, foi implantada uma turma piloto do programa Miniempresa em Mucuri (BA), onde está localizada uma das seis unidades industriais da Suzano. Com os resultados obtidos ao longo do projeto piloto, este grupo de estudantes foi indicado a participar da competição nacional Prêmio Miniempresa, em Brasília (DF). Este desempenho também resultou em duas novas turmas do programa, em Mucuri e em Imperatriz (MA), que iniciam as atividades ainda neste ano.

Sobre o Programa Atitude Pelo Planeta

Através de atividades lúdicas e de ações relacionadas ao exercício da cidadania, o Programa Atitude Pelo Planeta apresenta e desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade, que são de fundamental importância para o futuro de nosso planeta. Ao longo do Programa, diversos assuntos são abordados, tendo como linha unificadora a busca da sustentabilidade em nossa sociedade, para atingir o equilíbrio de objetivos sociais, ambientais e econômicos, preservando os recursos do planeta para o futuro.

Sobre o Programa Habilidades para o Sucesso

O Programa Habilidades para o Sucesso atende os alunos do Ensino Médio proporcionando aulas envolventes, academicamente enriquecedoras e práticas de preparação para o mercado de trabalho e perspectivas de carreiras. São sete encontros conduzidos por um voluntário do mundo empresarial. Os principais objetivos de cada aula mostram as habilidades e o conhecimento que os alunos irão adquirir ao longo do Programa.

Sobre o Programa As Vantagens de Permanecer na Escola

O Programa apresenta os benefícios da escola aos alunos através de cinco momentos, que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um debate. O Programa é desenvolvido em sala de aula, através de cinco períodos de 45 minutos consecutivos (um turno).

 Sobre o Programa Miniempresa

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.

 Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos, em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da Associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, a Junior Achievement atua nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Seus projetos já beneficiaram 4 milhões de crianças e jovens brasileiros. Para saber mais, acesse www.juniorachievement.org.br ou curta www.facebook.com/jabrasil.

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há mais de 90 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.

 

Além disso, verifique

acad7-1200x545_c

Academia Teixeirense de Letras celebra os 170 anos de Castro Alves e premia melhores poetas e cronistas em sessão solene memorável

A aTL – Academia Teixeirense de Letras celebrou o 170º aniversário de nascimento de Castro …

Comentários no Facebook