terça-feira , 23 maio 2017

INDICAÇÕES DE ZÉ DO BOI ABORDAM PROGRAMAS DE SUINOCULTURA E OVINOCULTURA EM MUCURI

ze boiDuas Indicações de autoria do presidente da Câmara, José Mendes Fontoura – o Zé do Boi –, confirmadas para a reunião desta terça-feira (26), tratam de alternativas para o desenvolvimento econômico do Município: a criação de programas de incentivo e apoio à suinocultura e à ovinocultura.

SUINOCULTURA

A Indicação Nº 056/2015 trata da suinocultura. “Esta Indicação tem como objetivo primordial incentivar as atividades desenvolvidas pelos pequenos e médios produtores rurais e agricultura familiar, propiciando geração de empregos e renda no município de Mucuri e, especialmente, a manutenção do homem no campo, tendo como objetivos primordiais o incremento e desenvolvimento das atividades de suinocultura, através de ações direcionadas a proporcionar direta ou indiretamente o aumento da produtividade, o escoamento da produção e a melhoria da qualidade de vida”, justifica o autor.

suinoculturaSegundo ele, nos últimos anos, a carne de porco consolidou-se como a mais importante fonte de proteína animal do mundo. O ano de 2014 entrou para a história de quem trabalha com suínos. A recuperação dos preços e mercado aquecido foram os fatores que contribuíram para o cenário positivo.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil produziu em 2014 cerca de 3,470 milhões de toneladas de carne suína, alta de 1,75%. Já as exportações, até novembro, somaram 455,8 mil toneladas. A Rússia foi o país que mais comprou carne suína brasileira, com participação de quase 38%. O novos mercados podem ser abertos a curto prazo.

OVINOCULTURA

ovinoculturaO programa de apoio e incentivo à ovinocultura (criação de ovelhas) está descrito na Indicação Nº 057/2015.

Para Zé do Boi, Mucuri possui um numero muito grande de pequenas propriedades rurais. Apenas nos assentamentos, temos em torno de 600 propriedades, média de 8 hectares cada uma. “Com um bom programa organizado em nível municipal, podemos conquistar a condição de liderança na microrregião extremo sul da Bahia, elevando a ovinocultura a ser uma atividade de significativa importância socioeconômica”.

Como criação de carneiros e ovelhas, a ovinocultura é uma atividade altamente rentável devido ao incremento muito grande que o mercado de carne  vem conquistando em todo o país, além de uma estabilidade no setor de produção de leite e de lã. “O Município pode, em parceria com os governos estadual e federal, contribuir com os produtores rurais para que a ovinocultura seja uma alternativa sustentável, multiplicadora e de diversificação e integração com outras atividades agropecuárias e de silvicultura”, conclui o autor. As duas Indicações serão votadas em turno único.

Além disso, verifique

fabio Souto

Fábio Souto alerta para precariedade nas estradas do sul e extremo sul da Bahia

As estradas estão em péssimas condições”. Foi assim que o deputado estadual Fábio Souto (DEM) …

Comentários no Facebook